Chantilly puro ou com leite em pó: qual escolher para meus bolos e sobremesas?

Você já ouviu falar no chantilly com leite em pó? Esse “derivado” do chantilly é um super aliado na hora de criar novas opções de sobremesas deliciosas, estáveis e com um acabamento perfeito, do jeito que seu negócio e seus clientes adoram.

Quer saber mais sobre essa nova ideia de uso do chantilly? Então continue a leitura e prepare-se para incluir novas sobremesas e sabores no seu cardápio!

O que é o Chantilly com leite em pó? 

É uma cobertura feita de chantilly com leite em pó, cujo acabamento é liso e fino. Ele é capaz de decorar bolos, tortas e cupcakes de diferentes formas e pode ser acrescido dos mais variados ingredientes, como: chocolate, frutas vermelhas e churros, que conferem sabores exclusivos e deliciosos. 

Quais são as diferenças entre o Chantilly puro e o com leite em pó?

O chantilly puro é uma cobertura tradicional e que vem acondicionado em caixinha para ser batido em uma batedeira plana ou em um sifão. Existem diferentes tipos desse produto, como:

  • Standard: é o tipo de chantilly mais adaptável a todos os tipos de receita. Ele costuma ter 25% a 28% de gordura, 10% a 15% de açúcar e pode ser usado para decoração e recheio.Também é possível misturá-lo com outros ingredientes, como leite, creme de leite, chocolate e corantes.
  • Smooth: é um produto mais consistente, porque ele tem entre 24% e 26% de gordura e entre 15% e 20% de açúcar. Ele também pode ser utilizado tanto para a decoração quanto para o recheio. Porém, ao contrário do standard, esse tipo de chantilly tem menor tolerância à adição de demais ingredientes.
  • Premium: esse é o produto mais consistente de todos por ter uma porcentagem entre 24% e 26% de gordura e entre 20% e 30% de açúcar. Por isso, ele pode ser usado em decorações bem definidas e garante a estabilidade por longo tempo após ser batido e aplicado.

Já o chantilly com leite em pó é uma receita caseira, que vem da mistura entre o chantilly já pronto para bater e o leite em pó. Pelo fato de a sua cobertura ser mais lisa, ele é uma ótima opção para realizar trabalhos com o bico de confeitar. 

Ficou interessado em preparar o seu chantilly com leite em pó? Veja a seguir como você pode fazê-lo para enriquecer as sobremesas da sua confeitaria! Vale lembrar que, caso você deseje um sabor diferente, é possível acrescentar outros ingredientes durante o preparo, como o chocolate em pó.

Para dar certo: saiba escolher um bom Chantilly

Todo chantilly precisa cumprir alguns pré-requisitos para deixar essa e outras receitas ainda mais incríveis, dando o acabamento perfeito que elas precisam. Descubra o que um bom chantilly precisa ter para essa mistura dar certo:

Consistência

Um bom produto precisa se espalhar bem sobre as sobremesas, ser firme e deixar um bico bem definido. 

Estabilidade

Quando ele apresenta as devidas características de consistência, esse produto tende a ter uma maior estabilidade. Dessa forma, o chantilly não derrete, não seca e não racha depois de aplicado, facilitando o manuseio e as decorações das sobremesas. 

Você pode acrescentar um aditivo para deixá-lo mais firme durante o seu preparo, como: pó de merengue, gelatina ou o próprio leite em pó. 

Espalhabilidade

Quando o produto é fácil de espalhar, ele deixa as coberturas com acabamento uniforme, não adere na espátula, mantém a definição das formas, não forma buracos na superfície e não precisa de muito esforço para alisar. O resultado? Acabamentos perfeitos e com uma textura lisa e uniforme!

Rendimento

Um bom chantilly apresenta, depois de batido, um volume e um rendimento capazes de cobrir sobremesas dos mais diversos tamanhos, o que é ideal para os confeiteiros que precisam produzir em maior quantidade sem perder a qualidade. 

Brancura 

A cor branco neve é ideal para esse produto, para que ele receba corantes sem alterar as suas tonalidades. No caso do chantilly com leite em pó, em especial, o leite pode deixar o chantilly mais amarelado por conta da sua tonalidade, mas não pelo chantilly em si.

Se você quiser colorir o seu chantilly com leite em pó, procure utilizar corantes em gel, porque eles não alteram a textura do produto. Por outro lado, os corantes líquidos podem deixar o produto sem consistência, e os corantes em pó podem criar pontinhos difíceis de serem dissolvidos. 

Nesses casos, o ideal é realizar, primeiramente, a coloração, para depois acrescentar o líquido que vai conferir estabilidade ao produto. 

Sabor leve

Um bom chantilly precisa ter um sabor bem suave, para não atrapalhar nas misturas com outros ingredientes e sabores. O sabor baunilha é bem comum de ser encontrado no mercado, por exemplo, mas se ele estiver marcante de mais no palato, fique atento (a)!

Agora, se você quiser criar a sua própria receita do chantilly com leite em pó, opte por um chantilly pronto que não precise de outros espessantes para garantir a consistência desejada.

Receita de chantilly com leite em pó

Ingredientes:

  • 1 l de chantilly;
  • 140 g de leite em pó;
  • 10 g de pó para merengue (opcional);
  • leite condensado.
    OBS: Usando um chantilly pronto, o leite condensado se torna dispensável (que aumenta a porcentagem de açúcar e, geralmente, esse é o artifício feito para conseguir estabilidade).

Modo de preparo:

  • Deixe o chantilly na geladeira por, pelo menos, 12 horas antes do preparo.
  • Na batedeira, acrescente o chantilly gelado, o leite em pó e o pó de merengue. Misture bem. 
  • Ligue a batedeira na velocidade média (3 a 8 RPM), aumente a velocidade de forma gradativa e vá batendo até a mistura ficar um pouco mais encorpada. Preste atenção para não atingir a velocidade máxima, porque o seu chantilly com leite em pó pode ficar poroso.
  • Usando o chantilly pronto, a próxima etapa de hidratação com o leite condensado pode se tornar dispensável.

A hidratação do chantilly com leite em pó durante o preparo costuma ser fundamental para deixar a sobremesa bem lisinha, mas vale conferir o resultado sem este espessante e, se necessário, inclua-o.

Depois de pronto, não é aconselhável congelar o chantilly com leite em pó, porque ele não terá a mesma estabilidade para cobrir as suas receitas. Além disso, ele corre o risco de rachar e de comprometer o resultado final. Portanto, se for necessário guardá-lo na geladeira, deixe-o armazenado por até dois dias em um pote hermético. 

Conclusão

Agora você já sabe da possibilidade de preparar um chantilly com leite em pó para rechear e enfeitar bolos, tortas e cupcakes com praticidade, facilidade e novo sabor! Basta seguir a receita e prestar atenção para não perder o ponto certo de batimento entre o chantilly e o leite em pó. 

Um ponto importante a ser ressaltado é que, quanto melhor a qualidade do chantilly, mais dispensável se torna a adição de sólidos para chegar nesse ponto ideal. Estamos falando das opções prontas que frisamos ao longo do texto.

Então não perca tempo e garanta um bom chantilly com um fornecedor de confiança e incremente suas receitas para obter a melhor hoje mesmo. 

Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!