Para não errar: como colorir o Chantilly?

A decoração de uma sobremesa pode determinar o seu sucesso, e para elaborar o visual perfeito, muitos confeiteiros recorrem ao tingimento do Chantilly. Porém, existe toda uma técnica especial para colorir esse produto sem amargá-lo e deixá-lo perfeito, tanto na aparência quanto no sabor.

Quer saber como isso é possível? Continue lendo e descubra!

Como colorir o chantilly?

Primeiramente, é necessário bater o chantilly e deixá-lo no ponto certo: nem tão mole, nem tão duro. Para atingir esse resultado na batedeira planetária, o produto precisa estar gelado e a batedeira precisa estar em velocidade média, de preferência entre 128 e 136 RPM (rotação por minuto). Dessa forma, ele fica firme e ideal para rechear e decorar a sobremesa de sua preferência. 

Depois de bater o produto, utilize os corantes em gel para mudar a sua tonalidade. Esse é o melhor tipo de corante para ser utilizado, porque os corantes em pó podem deixar pontinhos que não são dissolvidos, já os corantes líquidos podem alterar a textura do chantilly e deixá-lo sem consistência. 

Para tingir o chantilly, é aconselhável pegar um pouquinho do corante com um palito de dente, passar no produto e mexer. Preste atenção para não mexer demais, senão o produto pode perder o ponto. O ideal é mexer com delicadeza, de forma lenta, até o corante se misturar completamente ao chantilly

Depois, deixe o produto descansar na geladeira por 15 minutos. Durante esse tempo, ele é capaz de subir um ou dois tons. Se ele ainda não chegar no tom desejado, acrescente mais um pouco de corante e repita o processo. 

Portanto, acrescente aos poucos, porque se você encher o chantilly de corante, ele pode amargar e comprometer o resultado final da sua sobremesa. 

4 tonalidades para decorar as suas receitas

Ao usar um corante, você consegue vários tons da mesma cor, e ao usar dois ou mais, é possível ter cores diferentes e exclusivas, que vão deixar qualquer sobremesa mais atraente e irresistível não só ao paladar, mas também aos olhos!

A seguir, separamos 4 tonalidades que fazem muito sucesso e que podem decorar os seus doces nas mais diversas ocasiões. 

1) Vermelho vivo

Para atingir um tom de vermelho vivo, você pode acrescentar um pouco de corante gel laranja ou amarelo no chantilly e misturar bem. Depois, basta inserir o corante vermelho e misturar até chegar à coloração viva. Pode ser que o vermelho fique um pouco escurecido durante as primeiras tentativas, então não desista e vá colocando aos poucos. 

2) Rosa pink

Para obter a cor rosa pink, você pode inserir o corante vermelho e ir colocando aos poucos até chegar ao tom desejado. 

3) Verde escuro

Nesse caso, é necessário colocar um pouco de corante marrom no chantilly, misturar bem e, em seguida, acrescentar o corante verde e mexer. Se você desejar escurecer mais o tom, coloque um pouco mais de marrom. Caso contrário, acrescente um pouco mais de verde.

4) Azul escuro

Coloque um pouco de corante azul (royal ou anis) e misture bem. Depois, acrescente o corante azul marinho e misture novamente, até o produto ficar azul escuro. Caso seja necessário, você também pode acrescentar o corante violeta. 

Receita: cupcake colorido

Que tal tirar o máximo de proveito dessa técnica de colorir o chantilly? Então, veja só como fazer um delicioso e belíssimo cupcake colorido, que vai agradar todos os seus clientes tanto pelas suas cores quanto pelo seu sabor!

Ingredientes:

  • massa pronta para bolo de sabor baunilha;
  • 400 g de Chantilly Ourolac;
  • 150 ml de leite;
  • corantes alimentícios a gosto;
  • 1 colher (sopa) de açúcar;
  • 2 ovos;
  • 3 colheres (sopa) de margarina;
  • 18 unidades de forminhas de papel para cupcake. 

Modo de preparo:

  • Faça o bolo de baunilha seguindo as instruções da embalagem. 
  • Coloque as formas de papel em uma forma de alumínio para cupcake.
  • Despeje 1 ½ colheres (sopa) de massa em cada forminha.
  • Leve para assar no forno pré-aquecido a 200º C por 25 minutos.
  • Retire o cupcake e deixe esfriar em temperatura ambiente. 
  • Bata o chantilly e divida-o em um número de vasilhas proporcional ao número de corantes. 
  • Em cada vasilha, acrescente 1 colher (chá) de corante e misture lentamente. Leve para a geladeira por 15 minutos e observe o tom alcançado. Se ainda não for o desejado, acrescente mais um pouco de corante e repita o processo.  
  • Coloque o chantilly colorido em um saco de confeitar com bico e decore os cupcakes da forma desejada. 

Conclusão

Para obter os melhores resultados do seu chantilly tingido, é necessário que ele tenha uma aparência branco neve (ideal para ele receber corantes sem alterar as suas tonalidades), consistência, firmeza, estabilidade e um bom rendimento. Você pode conseguir esse produto de qualidade com um bom fornecedor, que vai ser capaz de fazer toda a diferença nas suas receitas. 

Anote essa dica super importante: fique atento à validade do corante e guarde-o em um local arejado para que ele não estrague. Se você acrescentar o corante estragado no seu chantilly, ele pode ficar aerado, poroso e prejudicar completamente o resultado final da sua receita. 


Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!