Sorvete de massa: os 3 tipos mais vendidos por sorveterias

O sorvete de massa – conhecido como sorvete bola – é uma das sobremesas mais amadas do mundo. Geralmente composto por água e/ou leite, ele pode ser apresentado ao cliente de diversas formas, sabores e tipos.  

Para mostrar o tamanho da versatilidade desse produto, preparamos este post com os 3 tipos mais vendidos pelas sorveterias, suas características e os seus principais sabores. Continue lendo e prepare-se para incluir novas opções no seu cardápio!

Quais são os tipos de sorvete de massa mais vendidos?

São três tipos: o industrializado, o picolé e o gelato. Descubra mais sobre cada um deles a seguir:

1) Sorvete de massa industrializado

Esse é o clássico sorvete de pote, que costuma ser vendido em supermercados e em sorveterias. Ele também pode ser vendido em bola na casquinha ou em copinho.

Esse sorvete apresenta uma textura suave, leve (causada pela incorporação de ar durante a sua fabricação) e é composto por estabilizantes, emulsificantes e gordura vegetal, que garantem a sua cremosidade. Além disso, devido a sua composição, esse tipo de sorvete pode ser armazenado por mais tempo no freezer.

2) Picolés

Esse tipo de sorvete apresenta a mesma composição do de massa industrial. A única diferença é que ele é comercializado no palito. 

É possível criar picolés à base de água (que, geralmente, incluem os sabores de fruta) e de leite (que deixam o sorvete mais cremoso).

Além disso, nesse formato, ele pode ser incrementado com caldas prontas, crocantes e coberturas, como de chocolate e de morango, criando cardápios inovadores, perfeitos para a prospecção de novos clientes. 

3) Gelato italiano

Já esse é um sorvete de massa italiano, cujo processo de fabricação é artesanal. Por conta disso, é aconselhável consumi-lo no mesmo dia da produção. A sua cremosidade é garantida pela gordura do leite.

Esse tipo de sorvete pode ser consumido de diversas formas, como: na casquinha, em bola, no copo, na taça. O que não faltam são maneiras de degustá-lo!

Quais são as características de um bom sorvete de massa?

Poder de derretimento prolongado

Essa é uma grande vantagem desse tipo de sorvete, que se mantém cremoso por mais tempo. O segredo por trás disso é o uso de produtos prontos e inovadores, como a calda base pronta, que é a responsável pela produção do sorvete de massa

Redução de tempo na produção

A calda base pronta também é a responsável por otimizar o rendimento e o tempo de produção do sorvete na máquina. Ela já vem pasteurizada, homogeneizada e maturada, o que agiliza o seu processo de vendas e de produção das demais receitas. 

Congelamento

De forma geral, esse tipo de sorvete tem uma parte congelada – que é composta por água, formando cristais de gelo que crescem ao longo do tempo – e uma parte que não congela. Então, quanto mais água tiver o sorvete, mais congelado ele fica. 

Balanceamento 

Para ter um bom sorvete de massa, é necessário ter um bom balanceamento da formulação (insumos e ingredientes), processo produtivo e cadeia de frio adequada e controlada.

Quais são os sabores de sorvete mais populares?

Chocolate, morango, flocos e creme são alguns dos sabores mais queridinhos pelos consumidores de sorvete. Continue lendo, descubra todos eles e veja se o seu favorito está na lista!

1) Chocolate

Esse é um dos sabores mais tradicionais que existem e pode ser oferecido em diversas versões, como: ao leite, meio amargo, chocolate branco e outros. Também há quem goste de incrementar e consumir um sorvete sabor brigadeiro, ovomaltine e demais variantes desse doce tão delicioso.  

2) Creme

Ao contrário do sorvete de baunilha, o de creme costuma ser mais amarelado e a sua composição leva manteiga de leite, aromatizantes e gema de ovo. Esse sabor também é muito utilizado em conjunto com outras sobremesas, como o petit gateau, que leva o sorvete em cima de um bolinho de chocolate com casca cremosa e calda de chocolate.

3) Flocos

Esse sabor é bastante famoso por levar pedacinhos (ou flocos – daí vem o nome) de chocolate em um refrescante sorvete de baunilha ou de creme. 

4) Morango

Geralmente, o sorvete de morango é feito de morangos frescos ou aromatizados com uma mistura de ovos, açúcar, baunilha e creme. O resultado final gera um sorvete delicioso e com uma coloração que varia entre o rosa e o vermelho claro. 

5) Napolitano

Para quem não sabe se prefere sorvete de chocolate, de morango ou de creme, o napolitano é a escolha perfeita, já que ele reúne os 3 sabores juntos. Supostamente, o seu nome vem da sua origem, que é a cidade de Nápoles, na Itália. 

6) Coco

Um bom sorvete de coco é cremoso, delicioso e refrescante! Normalmente, ele é feito de leite de coco e também pode conter a versão ralada da fruta. 

6) Maracujá

Ideal para ser consumido no calor, um bom sorvete de maracujá ajuda a refrescar e confere ao paladar um sabor doce com um toque azedinho. A parte doce fica responsável pela presença do leite condensado, que também ajuda a deixar essa sobremesa mais cremosa. 

7) Passas ao rum

Esse é um sabor polêmico: há quem ame e quem não tolere o uso de passas no sorvete. Essa combinação foi criada pelo chef americano David Lebovitz e rapidamente caiu no gosto popular. 

Conclusão

Não faltam tipos e sabores de sorvetes de massa para serem vendidos na sua sorveteria e conquistarem a clientela. E a melhor parte é que eles podem ser oferecidos de diversas formas, como em bola, no palito, em pote, na casquinha ou no copinho, agradando a todos os gostos e atraindo uma clientela sempre renovada, mas ao mesmo tempo cativa. 

Para chamar a atenção no mercado sorveteiro de forma surpreendente e positiva, conte com a ajuda de um fornecedor de confiança para oferecer um produto de qualidade na produção da sua calda base. É importante que esse produto tenha uma alta performance quando levado à máquina, sem deixar o sabor e cremosidade passarem batido.

Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!