Tudo sobre sorvete de massa e as vantagens de se trabalhar com ele

Um dos principais produtos do mercado sorveteiro é o sorvete de massa, também conhecido como sorvete bola. Ele é super versátil e saboroso, mas as suas características e vantagens vão muito além, o que ressalta o seu potencial em relação ao mercado.

Pensando nisso, preparamos este post que mostra todos os principais atributos do sorvete bola e por que você deve trabalhar com esse produto. Continue lendo e não pense duas vezes antes de adquirir o seu para bombar as suas vendas!

Quais são as características do sorvete de massa?

Ele é feito de água ou leite/leite reconstituído, adoçante e gordura vegetal. Existem 3 tipos de sorvete bola que são muito vendidos nas sorveterias e nos estabelecimentos, e todos eles têm em comum uma grande variedade de sabores disponíveis:

  • O industrializado, que tem uma textura leve (causada pela incorporação de ar durante a sua fabricação) e é composto por estabilizantes e emulsificantes;
  • O picolé, que apresenta a mesma composição do de massa industrial, mas ele é comercializado no palito, como se fosse um picolé;
  • E o gelato italiano, que é artesanal.

Onde entra a calda base?

Ela auxilia a agilidade de produção. Além disso, uma calda base de qualidade garante alta performance na produção e chega a dobrar de volume, ampliando a quantidade e as possibilidades de receitas. 

Também vale destacar a sua alta resistência ao derretimento, sem precisar usar artifícios para manter a sua cremosidade, o que permite que o cliente saboreie o sorvete com mais tranquilidade. 

Como é produzido o sorvete de massa?

A produção pode ser convencional ou otimizada. A diferença entre elas é o tempo e o produto utilizado no processo.

Na produção convencional, a calda base precisa ser pasteurizada, homogeneizada, maturada, resfriada, saborizada e congelada para, depois, haver o envase, o endurecimento, o estoque e a distribuição do sorvete. 

Já a produção otimizada é feita se você utilizar uma calda base já pronta, que já vem pasteurizada, homogeneizada e maturada. Dessa forma, você consegue reduzir metade das etapas da produção convencional e agiliza o seu processo de vendas e de produção de demais receitas. 

Como o sorvete de massa pode compor o meu cardápio?

De várias formas: na casquinha, no copinho ou no palito.

Você também pode inovar o seu cardápio e oferecer diferentes versões do sorvete. Por exemplo: que tal misturar sabores diferentes ou rechear o seu sorvete, diretamente na produtora, com frutas e chocolates? Além de serem opções deliciosas e diversificadas, elas ampliam a possibilidade de escolha do seu cliente, destacando o seu negócio em relação aos demais. 

O sorvete de massa pode compor diferentes perfis de negócios. Para o sorveteiro, ele ganhará agilidade nos processos, já para o dono de negócio de uma estrutura industrial, ele conseguirá produzir e distribuir mais os seus produtos em volume pelas lojas, lanchonetes, supermercados, sorveterias e outros estabelecimentos. 

Conclusão

O sorvete de massa é um produto obrigatório nas sorveterias e nos demais estabelecimentos que vendem sorvetes. A sua textura leve, a possibilidade de incorporar vários sabores e o fato de ele combinar com diversas opções de sobremesa são alguns dos atrativos que despertam tanto a atenção das pessoas, que não resistem a um bom sorvete não só no verão, mas também durante as temperaturas mais baixas.

Essa atemporalidade do sorvete bola faz dele um alimento extremamente requisitado no mercado sorveteiro, que está cada vez mais exigente com a qualidade dos seus produtos e em oferecer inovações para o cliente. 

Portanto, não fique para trás! Trabalhe bem a divulgação e a oferta desse produto no seu negócio, ofereça variedade de sabores e de sobremesas que possam acompanhá-lo e capriche na apresentação do seu sorvete. Dessa forma, os seus clientes vão se tornar fiéis ao seu negócio e você vai conquistar novos clientes muito mais facilmente. 

Agora que você já sabe a importância de incorporar o sorvete bola ao seu negócio, conte com o apoio de um fornecedor de confiança que trabalhe com uma calda base já pronta, capaz de otimizar a sua produção. 


Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!