Você já ouviu falar em Confeitaria Fina? 5 ideias para apostar na entrega de sobremesas premium

Com tantas mudanças acontecendo na sociedade, é normal que o consumidor procure por alternativas que aprimorem a sua experiência e que o façam consumir produtos ligados às suas necessidades. Essa mudança também pode ser vista no ramo alimentício, como no setor de panificação e de confeitaria.

Os serviços precisam acompanhar as tendências do mercado. No ramo de doces, o conceito de confeitaria fina tem se fortalecido.

Você quer saber do que se trata, como entrar nesse mercado e apostar na produção dessas receitas elegantes e deliciosas? Então continue lendo!

O que é a confeitaria fina?

É uma forma de inovar a apresentação das sobremesas, do espaço físico e da identidade visual das confeitarias, apostando em um ambiente e em um produto final original, requintado e sofisticado. É o que chamamos de sobremesas gourmet. 

A diferença da confeitaria fina para as tradicionais docerias é a utilização de matérias-primas de qualidade, de equipamentos adequados e de uma apresentação caprichada e detalhista. 

É possível brincar com as texturas, cores e sabores das sobremesas e orná-las com as suas embalagens. Essa combinação visa chamar a atenção do consumidor, que vai se deparar com um produto visualmente agradável, com um sabor diferenciado e personalizado dos doces clássicos. 

Apesar de ser um conceito de luxo, você não precisa apostar em equipamentos e em produtos extremamente caros ou raros para abrir a sua confeitaria fina. O importante é que todos eles sejam de qualidade e atrelados à entrega de uma sobremesa personalizada, irresistível e com uma apresentação elaborada. 

Quais são os equipamentos necessários?

Falamos acima que é essencial apostar nos equipamentos certos para se ter um melhor resultado no sabor e na apresentação dos seus doces de confeitaria fina. Então conheça os maquinários essenciais para prepará-los de forma ágil e com o máximo de qualidade:

  • Batedeira planetária: essa é uma máquina ideal para a produção de massas leves e pesadas, de acordo com a sua necessidade. Ela tem capacidade para 18 e 36 litros.  
  • Ultracongelador: é um equipamento que permite congelar alimentos de forma veloz e eficiente, diferentemente do freezer, que reduz a temperatura de forma gradativa. A rápida velocidade desse maquinário impede a proliferação de micro-organismos e preserva o sabor, a textura e as cores originais da sobremesa. 
  • Forno de lastro: permite o alcance de temperaturas diferentes em cada uma das suas 4 câmaras. Dessa forma, é possível preparar mais de uma sobremesa ao mesmo tempo, respeitando as suas devidas características de assamento. 

5 ideias de sobremesas para apostar no ramo

Não faltam opções de sobremesas ligadas ao ramo da confeitaria fina. O segredo é apostar na originalidade, em um mix delicioso de sabores e na apresentação impecável desses doces. 

Detalhes como uma forma ornamentada para enfeitá-los e uma embalagem caprichada, acompanhada de um laço e de uma colher de sobremesa, ajudam a dar o toque de carinho e de sofisticação que o seu negócio oferece.

Veja só 5 ideias de doces que você pode servir em uma confeitaria fina:

1) Crème brûlée

Essa sobremesa francesa é muito famosa pelo sabor leve da baunilha e pela deliciosa casquinha crocante. Para tornar o seu crème brûlée ainda mais fino, é possível apostar em variadas versões do doce, incrementando-o com sabores requintados como pistache, framboesa e os deliciosos chocolate e doce de leite. 

2) Brigadeiro de colher

Quem não gosta de um bom brigadeiro de colher? O segredo para torná-lo ainda mais irresistível é caprichar na apresentação, disponibilizando o doce em copinhos e cobertos com bolinhas crocantes de chocolate. Também é possível inovar no sabor, apostando em versões como o brigadeiro de leite em pó e o de avelã.

3) Panacota 

A panacota é uma sobremesa italiana muito sofisticada, que consiste no equilíbrio entre o sabor da baunilha e da calda, que pode ser de frutas vermelhas, uva, laranja, maracujá, chocolate, entre outras opções. 

4) Naked cake

Essa é uma receita simples de fazer. O naked cake nada mais é do que um bolo sem cobertura, deixando o recheio, geralmente de doce de leite, aparente entre as camadas de massa. O resultado é um sabor leve, delicioso e que pode ser ornamentado com frutas.

5) Cupcake de framboesa

O recheio de framboesa é extremamente leve, saboroso e combina muito bem com a massa do cupcake. Para deixar a apresentação dessa sobremesa ainda mais elegante, aposte em caprichar na técnicas e no formato do recheio. 

Conclusão

Viu só? Não faltam ideias de sobremesas deliciosas para compor o cardápio da sua confeitaria fina e de entregar o máximo de capricho e de qualidade aos seus clientes. 

E quer saber uma boa notícia? Em tempos de pandemia, é totalmente possível apostar no delivery desses doces, aproveitando datas comemorativas ou não. Uma dica é apostar nas redes sociais com fotos caprichadas das suas sobremesas e que podem melhorar a sua divulgação. Só não deixe de respeitar as devidas medidas de higienização e de segurança alimentar durante o preparo e a confecção das embalagens. 

Para você ter um maior aproveitamento na produção das suas sobremesas requintadas, entre em contato com um fornecedor de produtos UHT de confiança. Produtos como o creme culinário, por exemplo, te ajudam a conferir a consistência e qualidade que o seu doce precisa para chegar ao destino em perfeito estado.


Não deixe de assinar a nossa newsletter para receber mais conteúdos como este!